Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







sábado, 12 de maio de 2012

A importância da orientação adequada relacionada à higienização oral em pacientes reabilitados com próteses dentárias: revisão de literatura

RESUMO
A reabilitação oral realizada com próteses parciais e/ou totais removíveis visa devolver a estética e a função aos portadores; dessa maneira, para que o tratamento seja bem sucedido, faz-se necessária a correta execução dos procedimentos clínicos e laboratoriais. Após a instalação protética, os pacientes devem ser orientados pelos profissionais a manterem uma adequada higiene bucal e protética, visto que essas são fundamentais, pois contribuem para uma maior longevidade da prótese. A ausência de higiene tanto da cavidade oral quanto da prótese leva a um quadro de alterações patológicas na mucosa e /ou tecidos periodontais e dentais, que variam de acordo com o tipo de prótese utilizada. Partindo desse contexto, o único consenso para higienização das próteses removíveis é que estas devam ser removidas da cavidade oral, no momento da limpeza. Portanto, esta revisão de literatura tem como objetivo propor uma melhor orientação e instrução de higiene aos pacientes usuários de próteses removíveis, pois ainda existe um grande desafio quanto ao esclarecimento da melhor forma de higienização protética, evitando, dessa maneira, possíveis prejuízos provocados pela falta de uma correta orientação ao paciente. Artigo publicado em: Odontol. Clín.-Cient., Recife, Suplemento 523-527, out./dez., 2011.

Autor: rodrigogadelhavasconcelos@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe