Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







domingo, 22 de abril de 2012

Análise do comportamento de restaurações estéticas sob a ação de calor e sua importância no processo de identificação humana

Resumo

Objetivo: Verificar macroscopicamente as alterações sofridas por materiais restauradores estéticos quando submetidos a temperaturas elevadas e destacar a importância dessas alterações nos processos de identificação humana. Metodologia: Foram analisados 96 dentes humanos que passaram por tratamento restaurador com resinas compostas, cimento de ionômero de vidro e porcelana, sendo posteriormente submetidos a elevadas temperaturas, que variaram de 100 a 1200 ºC, com intervalos de 100 °C, para avaliação das alterações desses materiais. Resultados: Todos os materiais restauradores avaliados sofreram alterações de cor e estruturais em determinados níveis de temperatura. Conclusão: A exposição a altos níveis de temperatura causou alterações em todos os materiais restauradores estéticos, fato que poderá servir de comparação com registros odontológicos de eventuais vítimas de desastres nos processos de identificação humana, nos quais os corpos tiverem sofrido ação do fogo.Artigo publicado em: RFO, Passo Fundo, v. 16, n. 3, p. 267-272, set./dez. 2011.

Autor: paranhos@ortodontista.com.br

Baixar texto completo.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe