Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reflexão odontolegal sobre o tempo de guarda da documentação dos pacientes

Resumo
Introdução: Considerando a inexistência de legislação específica na área odontológica acerca da obrigatoriedade da guarda dos prontuários dos pacientes e o respectivo período de arquivamento, o presente trabalho teve como objetivos verificar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas especialistas em prótese dentária da cidade de Porto Alegre sobre o tempo de guarda dos prontuários, bem como apresentar uma reflexão odontolegal sobre esse período. Metodologia: A pesquisa foi realizada por meio de questionários junto a protesistas inscritos no CRO-RS. Resultados: A amostra representou 64,4% (n = 143) dos especialistas registrados. Dentre os resultados, foi significativo estatisticamente o cruzamento do conhecimento sobre odontologia legal e o tempo que se deve guardar o prontuário, visto que os questionados que não tiveram esse tema ministrado (47,6%, n = 68) indicam o tempo mais de vinte anos (46,2%, n = 66) p = (0,002). Conclusão: Conclui-se que os odontólogos que compunham a amostra desconheceram o período de guarda dos prontuários odontológicos, arquivando-os preventivamente por um longo período. Ao se considerar a interpretação da legislação vigente, após cinco anos da alta escrita do tratamento os cirurgiões-dentistas poderiam chamar os pacientes e entregar-lhes a documentação mediante recibo de entrega, realizando a digitalização das imagens e ficando com cópia digital do material, ou ainda utilizando o recurso da certificação digital. Artigo publicado em:  RFO, Passo Fundo, v. 16, n. 1, p. 7-12, jan./abr. 2011.

1 comentários:

George Nunes Bueno disse...

Me chamo George Nunes Bueno e sou o responsável pelo Blog Bueno Ortodontia / Endereços eletrônicos: http://www.buenoortodontia.blogspot.com ou http://www.ortodontia.tk

Antigamente o nome do Blog era Leia Ortodontia.

Se eu já possuo uma parceria com o seu Blog, gostaria que, por favor, mudasse o nome e o endereço de redirecionamento para o novo endereço http://www.buenoortodontia.blogspot.com. E se tem meu antigo Banner, que trocasse pelo novo e conferisse se o seu link ou Banner está presente em meu Blog.

Se eu não possuo uma parceria com o seu Blog, gostaria de começar uma neste momento! Que tal trocarmos Banners e/ou links? Entre no meu Blog e veja se vale a pena e se o(a) interessa essa parceria!

Agradeço pela atenção e espero seu retorno para o seguinte e-mail: georgenbueno@yahoo.com.br

Att,

George Nunes Bueno
Cirurgião-dentista - UFES
Especialista em Ortodontia – UERJ
Mestrando em Ortodontia - UERJ

Postar um comentário

Compartilhe