Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CONHECIMENTO DOS FORMANDOS EM ODONTOLOGIA SOBRE O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS

Resumo
 O presente estudo buscou verificar o grau do conhecimento dos formandos em odontologia de duas faculdades da região sul do Brasil sobre o Plano de Gerenciamento Resíduos de Serviços de Saúde, como também discutir os aspectos clínicos, éticos e legais pertinentes ao tema. Foram pesquisados 47 graduandos em Odontologia oriundos de uma universidade pública e outra privada através de questionários com 33 questões estruturadas e abertas. Concluiu-se que existe entre os graduandos conhecimento satisfatório sobre aspectos práticos quanto ao encaminhamento dos resíduos produzidos pelos consultórios dentários e conhecimento precário sobre questões legais (leis, decretos, resoluções e normas) relacionadas ao gerenciamento de resíduos de saúde. Faz-se necessário abordar durante a graduação temas de biossegurança direcionados ao descarte de resíduos, pois os futuros CDs devem criar a consciência da obrigação clínica, ética e legal buscando promover aos pacientes, trabalhadores, e meio ambiente condições dignas, seguras e salubres. Artigo publicado em: RCO - Rev. do Curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA, V.11, N. 2, jul./dez. 2009: 13-16.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe