Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Termo de consentimento informado em Implantodontia

Resumo
O desenvolvimento científico e tecnológico da Odontologia nos últimos tempos, e em particular da Implantodontia, tem impulsionado o tratamento reabilitador bucal. Ao lado destes avanços, o conhecimento globalizado e informatizado dos cidadãos tem aumentado significativamente o grau de expectativa e de exigência com relação ao sucesso do tratamento, levando em certas ocasiões a situações de constrangimento e até ao questionamento judicial. O presente trabalho mostra diversas situações encontradas diariamente no tratamento reabilitador com implantes, colocando o termo de consentimento informado como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do trabalho a ser realizado, colaborando desta forma para o bom relacionamento paciente-profissional.

Conclusão
O cirurgião-dentista é visto pelo Código de Defesa do Consumidor como prestador de serviço e, como tal, deve seguir os preceitos da respectiva legislação, a partir de um protocolo de trabalho definido, esclarecendo os riscos, os benefícios e as alternativas do tratamento a ser proposto, por meio de documentação específica, principalmente quando se trata de uma especialidade como a Implantodontia.

O termo de consentimento informado deve conter todas as particularidades inerentes a cada caso clínico e pode se tornar um valioso instrumento de defesa no caso de uma situação constrangedora, ou até mesmo em um questionamento judicial, aliado ao fato de que pode ser uma demonstração inicial de que o profissional está preocupado com o resultado final do tratamento, o que é, a nosso ver, o primeiro passo para o sucesso do trabalho realizado (Artigo publicado em: Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 68, n. 1, p. 16-9, jan./jun. 2011).

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe