Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







domingo, 28 de agosto de 2011

Perícia Odontolegal


A Odontologia Legal tem como finalidade precípua a aplicação dos conhecimentos da ciência odontológica a serviço da Justiça. É o perito a pessoa judicialmente habilitada para uma avaliação, exame ou vistoria de determinada área. Segundo Afrânio Peixoto, as qualidades essenciais dos peritos são: honestidade, técnica e imparcialidade. O perito odontolegista em seu dia a dia desenvolve tanto atividades clínicas quanto necroscópicas.
 
Dia a dia do perito

O perito odontolegista em um Instituto Médico Legal pode desempenhar perícias necroscópicas, como as perícias de identificação, antropológicas, de superposição de imagens, reconstrução facial e os casos de marcas de mordida, e as perícias em indivíduos vivos, por exemplo, nos casos de lesões corporais em vítimas de agressões, acidentes e em decorrência de erros profissionais. Para Andreia Breda, é possível ainda a realização de perícias de estimativa da idade em indivíduos com idade desconhecida e de marcas de mordida, onde quer que se encontrem. “Cabe destacar a possibilidade de exames em materiais ou as perícias de manchas. Ao contrário do que muitos pensam, o perito odontolegista cotidianamente desenvolve mais atividades clínicas que necroscópicas”, esclarece.

Reportagem publicada em: Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 68, n. 1, p. 72-5, jan./jun. 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe