Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







quinta-feira, 28 de abril de 2011

Revista Brasileira de Criminalística

"A Associação Brasileira de Criminalística - ABC foi procurada, na pessoa de seu presidente, por um grupo de Peritos Criminais, os quais tiveram uma idéia para divulgar o trabalho pericial e porque não dizer acadêmico da categoria: uma revista científica.

Embora não seja uma idéia inédita, a ABC lançou dois números de sua Revista Brasileira de Criminalística em 1979, esse grupo teve o mérito de criá-la em formato eletrônico e implantou um sistema para trabalho "em nuvem", de forma que todos com acesso à internet pudessem acessar e trabalhar.

Assim a ABC, seguindo uma das finalidades para qual foi criada, passou a apoiar e estimular esta brilhante idéia, fomentada por um grupo de aguerridos colegas, que tiveram a coragem e desprendimento de se lançar em busca de seu objetivo. Desta forma nasceu a Revista Brasileira de Criminalística - RBC, em formato eletrônico.

Hoje é o marco inicial dessa conquista, que servirá aos interesses científicos da categoria e conterá, ao longo do tempo de atuação, um repositório de artigos destinados a dar suporte à nossa atuação profissional.

O Nascimento de uma revista científica é sempre algo a ser comemorado com admiração, principalmente por ser mais uma contribuição à quebra da solidão dos que se dedicam ao trabalho intelectual, à acumulação de conhecimento e à difusão do que foram capazes de acumular. Uma revista desta natureza é, antes de tudo, um convite à exposição de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, naquilo que é a finalidade maior da Criminalística: a ciência aplicada na busca da verdade.

Ela nasce como fruto coletivo de uma comunidade pericial que sempre se quis ouvir e ter voz no mundo da ciência.

Com publicação trimestral, a RBC é orientada por um Corpo Editorial, o qual pretendemos que seja renovado a cada período de dois anos, na mesma época da diretoria da ABC, por livre escolha dos peritos criminais. No que diz respeito ao conteúdo, um corpo de especialistas apreciará e selecionará os trabalhos que forem submetidos, de maneira independente e anônima. E todo o processo editorial será controlado e transparente, de modo a que seja reconhecida como uma revista científica de excelência.

A primeira edição será lançada no Congresso de Gramado! Não perca a oportunidade de participar, demonstre seu trabalho e incentive seus colegas a fazerem o mesmo.

Maiores informações no site http://www.rbc.org.br/. "

IREMAR PAULINO DA SILVA

Presidente da ABC

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe