Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nível de Conhecimento dos Cirurgiões-Dentistas Sobre a Qualidade dos Prontuários Odontológicos Para Fins de Identificação Humana

RESUMO
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi determinar por meio de questionário a 400 cirurgiões-dentistas cadastrados no Conselho Regional de Odontologia de Cuiabá-MT, o nível de conhecimento dos mesmos sobre a importância do prontuário nos processos de identificação humana. Resultados: Observou-se que 48,36% dos respondentes dispensam entre 10 e 20 minutos. Apenas 13,1% dos cirurgiões-dentistas pesquisados não têm o hábito de anotar as condições bucais antes de iniciar o tratamento e 42,62% fazem somente um odontograma. Dos 122 participantes, 11,11% informaram que a documentação não teve utilidade para estabelecer a identidade. Agravando o quadro, 33,6% dos respondentes afirmaram que não mantém os prontuários de pacientes atualizados. Conclusão: Concluiu-se que o cirurgião-dentista de Cuiabá-MT apresenta conhecimento satisfatório sobre elaboração, manutenção e importância do prontuário odontológico antes da morte no processo de identificação para o estabelecimento da identidade do paciente. Porém, nem sempre o preenche adequadamente, reduzindo assim o seu valor clínico, administrativo e legal. Artigo publicado em: Rev Odontol Bras Central 2010;19(51):340-6.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe