Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







quinta-feira, 21 de abril de 2011

Análise do comportamento do amálgama de prata sob a ação de calor e sua importância no processo de identificação humana

Resumo

Objetivo: Verificar macroscopicamente as alterações sofridas por restaurações de amálgama em cápsulas e convencional, quando submetidos a temperaturas elevadas e destacar a importância dessas alterações nos processos de identificação humana. Métodos: Foram analisados 48 dentes humanos, oriundos do cemitério São Gonçalo da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Mato Grosso, que passaram por tratamento restaurador com amálgama dental e submetidos à elevadas temperaturas que variaram de 100oC a 1200oC para avaliação das alterações sofridas por esse material. Resultados: As restaurações em amálgama convencional sofrem escurecimento a partir dos 300oC, apresentando-se pulverulentas a partir dos 300oC e entrando em processo de calcinação a partir dos 800oC. Já a restauração com amálgama em cápsula sofreu escurecimento a partir dos 400oC, tornando-se novamente prateada a 1200oC, apresentando-se pulverulenta a partir dos 500oC e calcinada a 1200oC. Conclusão: As restaurações de amálgama apresentaram alterações em sua coloração (escurecimento) e em sua estrutura (pulverização e calcinação), que poderão servir de comparação com registros odontológicos de eventuais vítimas de desastres, nos trabalhos de identificação humana, onde os corpos tiverem sofrido a ação do fogo. Artigo publicado em:
Rev Gaúcha Odontol., Porto Alegre, v.59, n.1, p.41-44, jan./mar., 2011.

1 comentários:

Lorem Krsna disse...

Olá!
Eu sou estudante de odontologia, e pretendo me especializar na área de odontologia legal.
Necessito para um trabalho de curso entrevistar um profissional que esteja fazendo doutorado ou mestrado em alguma área de genética, ou biologia molecular.
Gostaria de pedir que alguém da área me concedesse esta entrevista, se puder.
Meu e-mail de contado é loremks@hotmail.com
eu agradeço

Postar um comentário

Compartilhe