sexta-feira, 25 de março de 2011

Análise das Intercorrências e Complicações em Instalação de Implantes Dentais - Um Estudo Retrospectivo

RESUMO
Intrinsecamente, todo procedimento cirúrgico apresenta um certo índice de intercorrências e/ou complicações associadas. Hemorragias, infecções, parestesias ou disestesias e perda primária dos implantes são algumas das intercorrências e complicações mais comuns relacionadas a procedimentos cirúrgicos para implantodontia. Este estudo avaliou retrospectivamente o índice de intercorrências e complicações após cirurgia para a instalação de implantes dentais osteointegráveis. Foram avaliados, retrospectivamente, 660 prontuários clínicos de pacientes submetidos à instalação de implantes osteointegráveis no período 8 anos atendidos na Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp. Os resultados demonstraram que houve um maior índice de intercorrências e complicações quando os pacientes eram atendidos por alunos de especialização (p= 0,015) e quando o exame por imagem realizado era somente a radiografia panorâmica convencional (p= 0,011). Os resultados demonstraram também um maior índice de intercorrências e complicações nos pacientes quando estes eram submetidos a procedimentos cirúrgicos de reconstrução óssea alveolar (p< 0,0001). A presença de infecção pós-operatória influenciou significativamente para o aumento no índice de perda primária de implantes (p< 0,0001). Artigo publicado em: Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe v.10, n.4, p.63-78, out./dez.. 2010.