Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma análise comparativa de transparência da dentina radicular com idade conhecida

Anita Singhal1, V Ramesh2, PD Balamurali2
1 Department of Oral Pathology and Microbiology, H.P. Government Dental College and Hospital, Shimla - 171 001, India
2 Department of Oral Pathology and Microbiology, Mahatma Gandhi Post Graduate Institute Of Dental Sciences, Puducherry - 605 006, India

Citação:
Singhal A, Ramesh V, Balamurali PD. A comparative analysis of root dentin transparency with known age. J Forensic Dent Sci 2010;2:18-21
É de suma importância a determinação da idade em processos judiciais civis e criminais. Várias técnicas estão disponíveis na avaliação da idade de uma pessoa, tais como alterações esqueléticas e dentárias. Mesmo após atingir a maturidade, os dentes continuam a sofrer alterações tornando possível estimar a idade entre os adultos.O método de Gustafson leva em conta seis fatores para a estimativa de idade. Um dos mais confiáveis critérios de Gustafson para estimar a idade é através da medição da transparência da dentina radicular.


Neste estudo os autores objetivaram encontrar a transparência total da dentina radicular por área e comprimento em seções de 50 dentes recém-extraídos, para correlacionar a medida de transparência com a idade conhecida do indivíduo e avaliar a confiabilidade de transparência de raiz para a estimativa de idade.

Este estudo conclui que, em geral, a translucidez observada na parte apical do dente pode ser usada para estimar a idade de um indivíduo. As duas variáveis são comparadas, o comprimento e a área da translucidez. A análise estatística mostrou que o comprimento da translucência é mais confiável e precisa para a estimativa de idade. Este método pode ser adotado na estimativa da idade de um indivíduo utilizando a fórmula (i) pelo seu comprimento e (ii) por área. No entanto, após a idade de 70 anos, parece haver um ponto estático em translucidez dentinária, o que pode ser devido ao bloqueio completo de todos os túbulos dentinários.


Baixar texto completo: http://www.jfds.org/temp/JForensicDentSci2118-5094128_140901.pdf .

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe