Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







domingo, 5 de dezembro de 2010

4 de dezembro - Dia nacional do Perito Criminal


Dia 4 de dezembro se comemora o dia nacional do Perito Criminal, estabelecido pela Lei Federal 11.654 de 15 de abril de 2008.

Foi escolhido o dia 4 de dezembro em uma justa homenagem ao Perito Criminal de Minas Gerais, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse dia. O Perito Otacílio faleceu tragicamente em 1976, após sofrer uma queda de um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas no mesmo local.

PROFISSÃO: O perito criminal é um servidor público, a serviço da justiça, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes. É responsável por localizar as provas técnicas e analisar os vestígios do delito.
Esse profissional, após a localização das provas, estuda o corpo do objeto, realiza exames laboratoriais específicos, analisa todas as informações das quais dispõe e reconstitui a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas. As provas técnicas possuem tamanha importância em um processo, que não são descartadas nem mesmo quando o réu é confesso.
O profissional de perícia pode participar de operações isoladas, periciando pequenos delitos, ou de operações específicas juntamente com outros departamentos da justiça. Os peritos criminais também atuam, somente na área criminal, em casos de acidentes de trânsito, furto qualificado, meio ambiente, homicídio, crimes de informática, tráfico de drogas dentre outros.


Parabéns a todos os Peritos Criminais brasileiros!!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe