Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Panorama nacional do uso da técnica de identificação genética nos serviços oficiais de identificação e a participação do cirurgião-dentista



 
Resumo
A análise do DNA pode ser considerada um dos principais progressos técnicos para investigação criminal desde a descoberta das impressões digitais. incorporada à rotina forense pelas polícias de países de primeiro mundo, esta análise começa a ser introduzida no contexto pericial em alguns estados do Brasil. O trabalho objetivou conhecer a realidade brasileira diante desta tecnologia. Foram aplicados questionários nos Institutos de Criminalística e Laboratórios de DNA Forense de 20 estados brasileiros. Por meio dos resultados obtidos no presente estudo, foi possível verificar a grande influência exercida pela técnica de DNA nos processos de identificação. Também foi possível verificar que a diversidade profissional das equipes e a descrição dos procedimentos empregados incorporaram conhecimentos específicos do odontologista, nos exemplos de equipes com a presença do cirurgião-dentista. Artigo publicado em: RPG rev. pos-grad;15(4):261-265, out.-dez. 2008.

1 comentários:

Wendel Shibasaki disse...

Estamos aí !!!

Postar um comentário

Compartilhe