sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tratamento das ulcerações traumáticas bucais causadas por aparelhos ortodônticos

As lesões de aspecto ulcerado na mucosa bucal são um achado comum na clínica odontológica e geralmente são ocasionados por trauma mecânico devido a próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos e dentes com coroas ou restaurações fraturadas. Contudo, os indivíduos nos quais a lesão persiste por mais de três semanas deverão ser submetidos à biopsia ou outros exames para excluir algumas lesões de caráter neoplásico ou outras condições, tais como as infecções crônicas e as doenças de caráter imunológico. Durante o tratamento ortodôntico, a dor e o desconforto da mucosa bucal podem acontecer como resultado do traumatismo mecânico dos aparelhos, ocasionado pela fricção aumentada entre o tecido da mucosa e a superfície dos braquetes. Atualmente, o ortodontista possui poucos recursos para prevenir ou aliviar esta irritação na mucosa. O objetivo deste artigo é orientar o ortodontista para o manejo mais adequado destas lesões visando o seu diagnóstico correto, o alívio dos sintomas que estas costumam provocar e o tratamento mais adequado para cada tipo de caso.
Considerações Finais
O tratamento ortodôntico muitas vezes pode induzir o aparecimento de lesões ulceradas na mucosa bucal. O diagnóstico correto destas lesões é imprescindível para se descartar outras doenças importantes de natureza não traumática. Cabe ao ortodontista a eliminação do fator agressor causador da lesão e a aplicação de fármacos adequados, vislumbrando a reparação tecidual rápida e o alívio dos sintomas flogísticos. Artigo publicado em: Revista Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, v. 10, n. 5, p. 30-36, set./out. 2005.
Baixar texto completo.
Autor: a.lima@pucpr.br.