Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







quinta-feira, 10 de junho de 2010

Avaliação da correlação entre os estágios de mineralização dos dentes inferiores e a idade esquelética observados sob o gráfico de crescimento puberal


Resumo
A radiografia de mão e punho é utilizada em Ortodontia para avaliação dos estágios de maturação dos pacientes e, conseqüentemente, dos estágios do crescimento facial e da estatura. Esta radiografia permite a identificação da idade esquelética do paciente podendo ser correlacionada ao gráfico do surto de crescimento puberal. Já a radiografia panorâmica permite uma avaliação geral da condição de desenvolvimento dos dentes. Intencionou-se com esse trabalho avaliar a possibilidade de correlação entre os estágios de mineralização dos dentes inferiores com a idade esquelética vista pelo gráfico do surto de crescimento puberal, em ambos os gêneros. Um total de 190 radiografias de mão e punho, acompanhadas de radiografias panorâmicas, obtidas em uma mesma época, de 104 jovens do gênero masculino e 86 do feminino foram analisadas. Após a comparação dos resultados, concluiu-se que não existe a possibilidade de correlação consistente entre os estágios de mineralização dentária na arcada inferior e a idade esquelética vista através do gráfico do SCP (Artigo publicado em: Revista Dental Press Ortodon Ortop Facial Maringá, v. 10, n. 2, p. 75-86, mar./abr. 2005).

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe