Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







quinta-feira, 29 de abril de 2010

Considerações históricas e legais sobre a Odontologia Veterinária no Brasil

Resumo
Este artigo é dirigido a médicos veterinários, cirurgiões-dentistas e estudantes de medicina veterinária e odontologia. Seu objetivo é abordar os aspectos históricos, profissionais e legais da odontologia veterinária, especialidade que é prerrogativa do médico veterinário (Publicado em: Arq ciên vet zoll. UNIPAR, Umuarama, v. 4, n. 1, p: 49-54, jan/jul. 2001).
"... É evidente que todos os médicos veterinários entendem os dentes e a cavidade oral do Homo sapiens como prerrogativa absoluta dos cirurgiões-dentistas. Ao mesmo tempo, têm dezenas ou centenas de espécies de mamíferos às quais se dedicar, conforme a Lei 5.517/68. Afinal, das mais de 4.400 espécies de mamíferos, muitas são mantidas em domesticidade, ou cativas em zoológicos e criadouros de animais selvagens, e todas necessitam de atenção médica.
O respeito às prerrogativas legais e, acima disso, à competência e à qualificação, deve ser meta de todos os profissionais. O respaldo legal ressalta a obviedade de que procedimentos médicos de cunho odontológico em aniamsi só são possíveis com os conhecimentos de anatomia, fisiologia, neurologia, clínicas médica e cirúrgica, obtidos no treinamento de graduação do médico veterinário".
Para saber mais sobre odontologia veterinária, acesse o site da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária - ABOV.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe