Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







sexta-feira, 9 de abril de 2010

CFO e CFM analisam resolução sobre atuação comum a cirurgiões-dentistas e médicos.


Uma reunião da Comissão Conjunta do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) analisou, no dia 11 de março de 2010, na sede do CFM, proposta de modificação de resolução que visa abordar as competências e responsabilidades profissionais de médicos e cirurgiões-dentistas, principalmente de cirurgias a serem realizadas conjuntamente.
A proposta será levada para aprovação das plenárias das entidades. O novo texto atualizará as Resoluções CFO 003/1999 e CFM 1.536/1998, que estabelecem critério para realização das atividades.
Para o vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Emanuel Dias de Oliveira e Silva, a proposta encaminha de maneira inteligente a questão tanto para a Odontologia como para a Medicina. “A crise que enfrentávamos desde 1999 se devia ao fato de que a resolução dizia que em cirurgias comuns à Medicina e Odontologia a equipe deveria ser chefiada sempre por um médico. Depois de um ano de conversações, conseguimos redigir um texto melhor”, explicou ele, que integra a Comissão Conjunta e participou do encontro. Emanuel Dias, que também é membro titular e honorário do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco‐Maxilo‐Facial e do International Oral Surgery, voltou da reunião com a missão de redigir a resolução do CFO sobre o tema.
Por decisão unânime de seus membros, a Comissão Conjunta CFM-CFO continuará atuando, para garantir a solução de possíveis conflitos e a constante melhoria das atividades das especialidades afins.

Participantes
Além do vice-presidente do CFO, estiveram presentes na reunião, na qualidade de membros da Comissão, o professor titular de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Araraquara/Unesp, Mário Real Gabrielli (CFO) e o presidente da Sociedade Brasileira de CTBMF, João Gavranich Júnior (CFO). Pela medicina, participaram Nivaldo Alonso (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), Luiz Eduardo Melo (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), Luiz Ubirajara Sennes (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial ) e o coordenador do Conselho Federal de Medicina (CFM), Antônio Pinheiro.
Reportagem publicada pelo CFO. Acesse na íntegra.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe