Mensagem dos Autores

Motivados pelo desenvolvimento da Odontologia Legal no Brasil, os autores tiveram a iniciativa de agregar mais uma ferramenta de convergência da classe pericial odontológica com o intuito de divulgar notícias, eventos, trabalhos científicos, além de contribuir para a discussão e troca de experiências entre os praticantes da perícia odontolegal. Contamos com todos para tornarmos este Blog um centro de encontro e de crescimento profissional.







terça-feira, 2 de março de 2010

Odontologia Legal desempenha papel importante no dia-a-dia da população

"Considerada um novo, promissor e atraente ramo da abrangente área odontológica, a Odontologia Legal, ainda desconhecida do grande público, tem desempenhado papel importante no dia-a-dia da população, principalmente através de perícias cíveis e criminais, contribuindo para aplicação da lei sem riscos de cometimento de injustiças, por desconhecimento dos magistrados sobre a ciência odontológica. Como, por exemplo, uma família reclamar indenização por um corpo carbonizado em um acidente de carro ou de avião, ou um cliente pedir um valor absurdo como compensação financeira por um suposto erro praticado por um odontólogo em um tratamento dentário. Ou ainda, ajudar a polícia a mandar criminosos para a cadeia.

"A Odontologia Legal é apaixonante..." - afirma a cirurgiã-dentista Cristiane Saddi Becker, especialista em Odontologia Legal e Deontologia, segmento que estuda o Direito Odontológico. De volta à Cuiabá desde outubro do ano passado, após concluir seu curso de graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a especialização na Universidade de São Paulo (USP), Cristiane Becker vem realizando perícias odontológicas cíveis e criminais, assistência técnica em lides judiciais, consultoria sobre legislação odontológica para advogados, cirurgiões-dentistas e pacientes e auditorias técnicas.

Sobre a importância de perícias odontológicas para ajudar a polícia, lembra Cristiane Becker de um crime ocorrido em São Paulo, não faz muito tempo. Uma mulher foi estuprada e assassinada dentro do seu apartamento. A polícia prendeu alguns suspeitos e no decorrer das investigações descobriu no apartamento pedaços de queijo e goiabada com marcas de dentes. Peritos odontológicos foram acionados para auxiliar no caso. Feita a perícia nos pedaços dos dois alimentos e, posteriormente, nas arcadas dentárias dos suspeitos, constatou-se que o autor do duplo crime era mesmo um dos detidos..."

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe